segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entrevistas...

Maria Inês Priori- 56 anos
Professora aposentada

1-      Há alguns anos a mulher era vista diferentemente de hoje. Gostaria que a você falasse um pouco sobre qual era o papel da mulher na sociedade de 30/ 40 anos atrás.
Resposta: “As mulheres eram reprimidas, não todas, havia algumas exceções, mas a maioria tinha medo de se expressar. Por exemplo, as mulheres que moravam no interior, quando tinham algum produto para vender na cidade, quem vinham para a cidade vender era o marido. As mulheres não possuíam expectativa de estudar, apenas casar, ter filhos e cuidar da casa, algumas do interior trabalhavam na roça com o marido, e essa idéia de que a mulher deve casar para ser feliz vem de uma longa história, que julga que elas deveriam ser subordinadas ao marido.
      Eu, particularmente, fui estudar por conta, nunca ninguém me disse que era bom estudar, que precisava estudar. Comecei estudar primeiro porque, quando estava na 8º série do ensino fundamental mesmo, fui convidada a dar aula, pois naquela época era assim, não tinha professores como hoje, e quem tinha um pouco mais de estudo tinha chances de trabalhar como professor, ainda não havia uma prova de seleção como é agora, ai como continue nessa carreira fui me aperfeiçoando. Quando conclui a 8º série, fui cursar o magistério em Erexim, ai trabalhei com todas as séries, quando comecei tinha da 1º a 5º série, era uma classe multi- seriada, após alguns anos eu fiz também um curso de pré-escola na cidade de Palmeira das Missões, mas sempre fui por conta porque via a necessidade disso. Outro fator que fez com que eu buscasse outras oportunidades foi que desde muito cedo comecei trabalhar de doméstica, mas ganhava pouco, então percebi que precisava melhorar de vida, que precisava estudar que tinha que ir atrás de algo maior para mim. Lembro que uma vez eu mesma peguei minhas coisas e fui me matricular na escola.
      Outra coisa que havia, era que a mulher a uns 40 anos atrás usava mais vestidos e saias, quando coloquei a primeira calça de jeans parecia que estava vestida com vestimentas de homem, fiquei bem constrangida, também percebia que minha avó usava as calças por baixo do vestido. Era muito estranho por calças.”
2-      Ao longo dos anos a mulher ganhou espaço na sociedade, como você vê a mulher da atualidade?
Resposta: “Hoje a mulher ganhou liberdade, não existe mais aquela dependência do marido, elas estudam, trabalham, às vezes ganham mais que os maridos, elas podem optar. São mais determinadas em tudo o que fazem, possuem objetivos.
            Dá para perceber que houve mudanças até na alimentação, antigamente não havia muitas opções, as mulheres faziam polenta, queijo, salame, e tinha mais carne de porco e de galinha, porque era isso que se criava em casa mesmo nos fundos do terreno, e a carne de gado tinha que comprar ou quando a gente ia às festas no interior. Então os produtos para comer como salame, por exemplo, era feito em casa, já agora se come mais carne de gado.”

3-      Enfim, como foi a sua trajetória até hoje? Você sempre ajudou nas despesas de casa?
Resposta: “Quando casei sempre ajudei no orçamento de casa, ajudava a comprar as coisas conforme percebia a necessidade, o bom é que meu marido não pedia explicação do meu dinheiro, ou seja, meu dinheiro era meu, eu o gastava dentro dos limites, ai também dá para perceber um grande companheirismo de meu marido, porque não interessava a eles quanto eu ganhava, nós sempre sustentamos a nossa família juntos. Isso comparando com alguns anos antes era algo muito evoluído, porque antigamente a mulher nem trabalhava fora de casa, quem dirá ter o seu dinheiro, isso representava a liberdade financeira e muitos homens não gostam.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário