segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entrevistas...

Nome: Daniela Priori
Idade: 28 anos
Profissão: Bióloga, Mestre em Ciências
 e Doutoranda em Fitomelhoramento vegetal.

1-      Há alguns anos a mulher era vista diferentemente de hoje. Qual a sua visão sobre a mulher de uns 30/40 anos atrás?
Resposta: “Antigamente as mulheres eram submissas aos seus maridos, elas não podiam votar, não eram valorizadas pelo seu trabalho, e tinham pouco ou nenhum valor. Às mulheres cabiam basicamente, as atribuições de afazeres domésticos, trabalharem na lavoura e a maternidade. Não lhes era reconhecido o direito ao trabalho e muito menos ao salário, que quando era pago, era muito inferior ao salário dos homens. E quando chegavam em casa ainda tinham que cuidar da família. Antigamente havia empregos e serviços distintos para homens e mulheres, hoje, as mulheres já fazem todo tipo de serviço, muitas vezes com melhor qualidade que os próprios homens.”

2-      Ao longo dos anos a mulher ganhou espaço na sociedade, como você vê a mulher da atualidade?
Resposta: “Hoje em dia, se sabe que as mulheres podem fazer a mesma coisa que os homens ou até ocupar cargos mais altos e desempenham essas funções com muita competência. Afinal, homens e mulheres têm os mesmos direitos.         
A mulher ganhou o direito de votar, de participar ativamente da política, de exercer sua cidadania e atualmente a mulher vem ganhando espaço nas Universidades onde elas são a maioria em várias Instituições.  As mulheres também estão obtendo conquistas importantes no mercado de trabalho que atinge a independência financeira, o direito de trabalhar, ter sua própria renda, o próprio sustento e o sustento da família também.
Hoje, as mulheres conquistaram bastante independência, com relação ao passado. Muitas mulheres exercem múltiplas atividades, ou seja, trabalham em casa e exercem profissões que antes eram realizadas somente por homens. Com essa "liberdade" as mulheres mudaram seu comportamento com relação à Sociedade, pois nos dias de hoje elas tem muito mais responsabilidade do que tinham antes, pois além da casa, marido, filhos, família e amigos, ainda têm seu emprego onde dedica boa parte de seu dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário