segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entrevistas...

Entrevista realizada com Adélia Tonin, de 92 anos de idade. Adélia Tonin nasceu em Tapejara no dia 02/12/1918. Em 1939 casou-se com Luiz Tonin e passou residir na Linha São Marcos, interior de Constantina onde mora até hoje. Teve onze filhos, seis homens e cinco mulheres. Sempre morou e trabalhou no meio rural.

1-      Há alguns anos a mulher era vista diferentemente de hoje. Gostaria que a você falasse um pouco sobre qual era o papel da mulher na sociedade de 30/ 40 anos atrás.
Resposta: "A mulher há 40 anos atrás, trabalhava em casa e na roça, antes de ter os filhos. Marido e mulher iam pra roça, na hora de meio-dia chegavam e a mulher fazia almoço. Na maioria das vezes eu fazia o almoço com produtos colhidos no caminho de casa, da volta da roça. Quando nasceram os primeiros filhos eu ficava em casa cuidando da casa e dos filhos. Depois quando as filhas mulheres cresceram eram elas que ficavam com os mais novos e a o restante da família ia pra lavoura."

2-      Em relação a máquina de costura, por exemplo, como era a relação entre ela e mulher há mais ou menos 40 anos atrás?
Resposta: " Quando eu casei ficaram somente meu pai e minha irmã. Minha mãe já tinha falecido. Como meu pai não tinha condições não quis levar a máquina de costura como de costume quando uma moça casava. Nos primeiros anos depois de casada, costurava as roupas nos vizinhos, onde as mulheres tinham máquina. Depois de alguns anos conseguimos comprar uma máquina. Todas as roupas da família eram feitas em casa na máquina de costura. Eram compradas as peças que diziam naquela época que eram pedaços inteiros de tecido. As peças eram cortadas e daí eram feitas as roupas."

3-      Hoje a mulher ganhou espaço na sociedade, como você vê a mulher da atualidade?
Resposta:" Na minha época nenhuma mulher não saía de casa pra trabalhar fora. Mas já na época das minhas filhas, elas já começavam a trabalhar fora, em casa de famílias na cidade. A vida das mulheres mudou muito com o passar dos anos. Na minha época eu dependia tudo do meu marido, se precisasse de dinheiro tinha que perguntar sempre pra ele. Hoje as mulheres trabalham e conseguem se sustentar."

4-      Enfim, como foi a sua trajetória até hoje? Você sempre ajudou nas despesas de casa?
Resposta: " Eu sempre trabalhei com meu marido nos trabalhos da lavoura e da casa. Meu marido morreu no ano de 1956, 17 anos depois de casados. Fiquei com o meu filho mais novo com seis anos. Alguns dos filhos já estavam mais velhos então me ajudaram a criar os mais novos. Os filhos homens trabalhavam na lavoura e as mulheres ficavam em casa. Algumas foram trabalhar em casa de família e uma dava aula em uma pequena escola da comunidade. As condições daquela época eram difíceis. Não tinha água encanada, tinha que ir até a fonte de balde pegar, não tinha energia elétrica. Tudo era mais difícil, as famílias eram grandes. Eu tive 11 filhos, mas todos ajudavam trabalhando para poder viver e pensar no futuro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário