segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mulher... E sua história...

O museu é uma forma de preservar a nossa história através do registro de objetos, documentos e até mesmo de entrevistas orais realizadas com pessoas da comunidade em que se pretende trabalhar determinado tema. Dessa forma ficará um registro para que as futuras gerações possam conhecer a História de sua comunidade, ou seja, a sua própria História.
            Com a realização desse trabalho enfatizamos a História das Mulheres dos municípios no geral, mas focando para os municípios de Ronda Alta e Constantina, através da construção de um museu virtual que não existe fisicamente, o qual se classifica na categoria A: museu virtual original digital, que é o desterritorializado (existirá somente na internet).
As mulheres gradativamente saíram do ‘anonimato’ e passaram a comandar várias esferas da sociedade. Esse fato se deve, também, ao capitalismo, pois com ele a forma de trabalho da mulher na sociedade passou por diversas mudanças. Em épocas passadas a mulher tinha que ser submissa ao homem, dependente dele. A felicidade da mulher dependia do seu casamento.  Ainda que na sociedade pré-capitalista, a mulher apesar de estar submissa ao homem já faz parte do sistema produtivo, mesmo que esse papel ainda seja menos relevante que o homem, ela passa a fazer parte do conjunto das funções econômicas da família.
                         Com a revolução industrial as mulheres começam a trabalhar em fábricas, e com o crescente processo de urbanização surgem bases de artesanato independente e de fabricação doméstica. Apesar disso o salário das mulheres era inferior ao dos homens. O trabalho da mulher passa a ser entendido como uma forma de exploração, pois sendo a mulher um sexo mais frágil e espoliado e ao mesmo tempo mal remunerado.
                        O capitalismo traz oportunidades para as mulheres, ao mesmo tempo em que cria outro problema, a exploração do trabalho e a baixa remuneração. Isso provocou revoltas e insatisfações entre as mulheres o que levou a criação de sindicâncias, organizações lideradas por mulheres, e grandes manifestações, destacando-se a do dia 08 de março de 1857, em Nova York onde mulheres queimam um fábrica têxtil, em protesto pelas más condições de trabalho.
            A seguir trataremos da história das mulheres, buscando contá-la através da apresentação de objetos que foram utilizados por elas há alguns anos atrás, bem como tentamos mostrar a evolução desses objetos no que diz respeito a tecnologia.

2 comentários:

  1. Parabéns colegas pela bela iniciativa. Gostaria muito que vocês fossem pareceiras do blog que mantenho ativo!!! Desejaria fazer um post divulgando o espaço. Muito bom mesmo! Deixo o meu link: http://falando-historia.blogspot.com/

    ResponderExcluir